Executivo São-luizense decreta luto oficial pelo falecimento do músico Luiz Carlos Borges

Com a publicação do decreto nº 6.990/2023, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, decretou na quarta-feira (10), luto oficial de três dias (10, 11 e 12 de maio) pelo falecimento do artista Luiz Carlos Borges, ocorrido ontem, em Porto Alegre. Durante o período de luto oficial, as bandeiras ficarão hasteadas a meio mastro em todos os órgãos públicos do município.

O prefeito Sidney Brondani lamentou o falecimento de importante expoente da cultura gaúcha. “Luiz Carlos Borges tinha um carinho muito especial pelo nosso município e também ocupa um lugar especial no coração da nossa comunidade. Com muita tristeza, nos despedimos de um artista brilhante e também de um grande cidadão, que cantou o nosso Rio Grande do Sul para além das fronteiras do nosso país. Ficaremos com a eterna lembrança de seu legado. Nossos sentimentos aos familiares e rogamos para que Deus conforte seus corações”, afirmou.

O chefe do Executivo são-luizense participará da despedida ao artista, que ocorre nesta quinta-feira (11), no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O decreto de luto oficial está disponível no site da prefeitura e pode ser acessado por meio do link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/leis/103637-decr.

HISTÓRICO – Luiz Carlos Borges iniciou a carreira aos 9 anos, em Santo Ângelo. Tocando ao lado do irmão Antônio, com quem formava a dupla Irmãos Borges, lançou três discos. Na década de 1980, saiu em carreira solo, impulsionada pelo sucesso da composição "Tropa de Osso", premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana.

Formado em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cumpriu cargos públicos como assessor de Cultura e Turismo das cidades de São Borja e Santa Maria. Em 1983, como secretário de Cultura de Santa Rosa, criou o Musicanto, festival de nativismo realizado até hoje. Em março de 2023, o “Embaixador da Música Gaúcha”, como também era conhecido, comemorou seus 70 anos em uma celebração realizada no Rancho Tabacaray, em Porto Alegre, a qual contou com a participação de diversos artistas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMAD e G1

Foto: Eduardo Rocha / Reprodução